Lúcia Inez Andrich toma posse como primeira ouvidora-geral do Ministério Público do Paraná

  • 23/05/2025
A procuradora de Justiça Lúcia Inez Giacomitti Andrich é a primeira mulher a assumir o cargo de ouvidora-geral do Ministério Público do Paraná.

A procuradora de Justiça Lúcia Inez Giacomitti Andrich é a primeira mulher a assumir o cargo de ouvidora-geral do Ministério Público do Paraná. Ela tomou posse nesta quinta-feira, 22 de maio, em cerimônia realizada na sede da instituição em Curitiba, com a presença de integrantes do MPPR, familiares e amigos.

Lúcia Inez Giacomitti Andrich foi eleita no dia 12 de maio e assume o lugar do procurador de Justiça João Henrique Vilela da Silveira, que ocupou a função de 2023 a 2025.

Durante a solenidade, após cumprir os atos formais, a ouvidora-geral fez um discurso emocionado, ressaltando que assume um cargo que exige sensibilidade, escuta atenta, imparcialidade e firmeza ética. “A Ouvidoria é o canal por meio do qual a sociedade se expressa, apresenta suas angústias, suas denúncias, suas críticas e também seus reconhecimentos”, afirmou. “É um cargo que não se limita ao atendimento de demandas, mas que busca construir pontes entre o cidadão e a instituição, entre o direito e a justiça, entre a legalidade e a legitimidade.”

Ao final da fala, Lúcia Inez dedicou algumas palavras especialmente às mulheres da instituição. “Que jamais deixemos que dúvidas, barreiras ou resistências nos afastem da plenitude do nosso papel. Que ocupemos todos os espaços com coragem, competência e consciência do nosso valor. Que nossa presença não seja exceção, mas expressão natural da diversidade, da força e da sensibilidade que enriquecem e transformam o serviço público. Seguimos juntas. Não como exceções, mas como protagonistas”, enfatizou.

Compromisso com a sociedade

O procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, iniciou seu discurso agradecendo a João Henrique Vilela da Silveira pelos dois anos de esforço e dedicação, “não só pelo Ministério Público e pela Ouvidoria, mas pela população do Paraná”. Destacou que Lúcia Inez Giacomitti Andrich terá um papel relevante na promoção da igualdade de gênero e também na aproximação institucional com a população.

Zanicotti falou ainda da relevância simbólica e prática da ascensão feminina a cargos de liderança, espaços historicamente restritos às mulheres. O PGJ associou essa transformação a valores como honradez, firmeza e empatia, demonstrando o compromisso do Ministério Público do Paraná em promover mudanças estruturais e sociais, visando uma atuação cada vez mais sensível e comprometida com a sociedade.

Momento histórico

A subcorregedora-geral do MPPR, Jacqueline Batisti, também comemorou a posse histórica da nova ouvidora: “Esse fato, por si só emblemático, nos enche de orgulho e entusiasmo, pois estamos certos de que sua trajetória inspiradora abrirá caminhos e fortalecerá o protagonismo feminino em nós e na nossa instituição”, declarou. Além disso, pontuou a importância da criação da Ouvidoria, em 2007, como um marco significativo no fortalecimento dos laços entre a sociedade e o Ministério Público.

Na ocasião, a presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Symara Motter, afirmou que a posse de Lúcia Inez representa um profundo avanço institucional, democrático e civilizatório. “Porque quando as mulheres conquistam espaços de liderança e decisão, todos ganham: homens e mulheres, instituições e cidadãos”, destacou. “Ao elegermos uma mulher para ocupar esse espaço, mostramos que há muitas histórias possíveis dentro das instituições — e todas elas merecem voz.”

Todos os discursos foram marcados por agradecimentos a João Henrique Vilela da Silveira pelo trabalho desenvolvido na Ouvidoria, tornando o órgão referência nacional de qualidade, presteza e inovação dos serviços.

Autoridades presentes

A mesa de honra foi composta pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, pelo desembargador Ruy Alves Henriques, pela subcorregedora-geral do MPPR, Jacqueline Batisti, pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Terezinha de Jesus Souza Signorini, pelo responsável pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Felix, pelo procurador de Justiça João Henrique Vilela da Silveira, pela ouvidora-geral do MPPR, Lúcia Inez Giacomitti Andrich, pelo decano da instituição e ex-procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo, pela representante da presidência do Tribunal Regional Eleitoral, Vanessa Jamus Marchi (assumirá a Ouvidoria do TRE em maio), pela presidente da APMP, Symara Motter, pelo defensor público-geral do Paraná, Matheus Cavalcanti Munhoz, e pela advogada e diretora das comissões da OAB Paraná, Emma Roberta Palú Buenno. A promotora de Justiça Fernanda da Silva Soares, secretária do Conselho Superior, também estava presente na posse.

Via Assessoria de Comunicação do MPPR

FONTE: https://radiotoledo.com.br/lucia-inez-andrich-toma-posse-como-primeira-ouvidora-geral-do-ministerio-publico-do-parana/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1.

top2
2.

top3
3.

top4
4.

top5
5.

Anunciantes